quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tudo Vale a Pena...

23-06-2016- 5a Feira.21 graus IN. 9,15 hs.
   <Tudo vale a pena se a alma não for pequena> é uma verdade filosófica anunciada pelo grande, fantástico poeta-filósofo português Fernando Pessoa que nos definiu com <cadáveres ambulantes que procriam> registrando magistralmente como somos efêmeros, passageiros, a caminho da morte inevitável.
   Toda coisa tem importância se você tiver a cultura necessária para compreendê-la, percebê-la. O nosso problema é que só entendemos o mundo que nos é conhecido, vivenciado, que pensamos nele  em nosso dia a dia. O que já vimos ou o que já ouvimos dizer. E´preciso uma atitude de mente aberta para julgar novas idéias, aquilo que você ouve pela primeira vez, algo diferente. Uma prudente atitude é não condenar o novo, a priori. Se você ouviu alguém que você sabe que sabe das coisas, é pessoa <de notório saber>, respeite e tente compreender aquilo.
   Há alguns anos conheci um dr. famoso pela sua cultura, numa fazenda onde fazia uma reportagem. Este fulano usou a expressão < senti UM dó dele> que me chocou pois a mais de 5O anos ouço a palavra dita non feminino:< uma dó dele>  no sentido de pena, compaixão e apenas DÓ , nota musical no masculino. Pensei comigo,< o homem é dr. advogado, de <notório saber> será que ele esta falando errado?! Fui ao <Pai dos Burros> como meu pai nomeava o dicionário que fica ao meu lado na mesa do escritório onde escrevo. E lá estava, o homem tinha mesmo UM DÓ!
     Ao ouvir uma novidade, analise. Se parecer errada, analise de novo, pergunte a quem sabe, eu não tenho nenhum acanhamento de perguntar o que é. Assim vai ver que muita coisa vale a pena, sim.
          Aprender é algo infinito, para se fazer a vida toda. Aqueles que só querem coisas bem leves, sem importância , frivolidades, nos perdõem se este velho teacher continua acreditando que precisa divulgar tudo que aprendeu, é porque já percebemos os sinais da velhice, o esquecimento e a gente quer contar o que aprendeu antes do DNA assumir.
(Data de Nascimento Avançada)
      Jovem, cuidado com o buraco. Leia.Prepare-se para a viagem até o fim. Leia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário