segunda-feira, 20 de junho de 2016

Educar-se...

20-06-2016- SEGUNDA FEIRA.l9 graus, IN. 8,40 hs.INVERNO
   Acredito que a educação deve ser feita pelo próprio indivíduo. E´assim que acontece, no meu entendimento . E´claro que os pais precisam ensinar, a escola, ele deve ler livros e mais livros, infinitamente. Porém acredito que cada indivíduo já tem uma certa <inclinação>, uma tendência pessoal para absorver  os conceitos que se coadunam com o esboço de personalidade que é inata.Já ouvi ou li em algum lugar uma frase mais ou menos assim: alguém só aprende o que já tinha dentro de si. Este jatinha não é a mulher do jatinho. Haha.
   Os administradores modernos referem-se a um SWEET SPOT  que é exatamente esta inclinação inerente a cada indivíduo. Deve-se investir neste potencial inato que assim a pessoa vai dar o melhor de si.Sempre houve gente mais inteligente, mais perceptiva, que <saca> o outro, percebe seu potencial e usa-o naquele setor mais adequado à sua capacidade. Quem comanda homens e percebe isto é um grande líder.
   Da mesma forma o jovem deve fazer um teste  vocacional para saber  onde deve investir seus esforços, seus estudos para escolher uma profissão adequada ao seu potencial. Estes conceitos de sabedoria pode-se percebê-los entre os sábios até da antiguidade: Nosce te ipsum , o famoso conhece-te a ti mesmo.Interessante que quanto mais se aprende mais fácil fica de continuar aprendendo e percebe-se o quanto ainda tem que aprender. Parece um absurdo, mas quando mais se sabe mais se percebe sua própria ignorância.
   E´daí que vem o conto antigo de que o Homem Mais Sábio do Mundo, à hora de sua morte foi inquirido sobre o que aprendera de mais importante na vida. Respondeu: - Tudo que sei é que nada sei. O aparente absurdo é porque com seu vastíssimo conhecimento consegue perceber o infinito conhecimento quer ainda há para se aprender.
     Imagine então um intelectual que estudou  toda a vida como é capaz de ver coisas  que a pessoa comum não consegue, não percebe e assim pensa que é LOUCURA o que o sábio diz. Talvez seja por isto que os muito ignorantes sempre nomeiam os sábios de loucos, doidos, meio atrapalhados!
   Jovem, cuidado com o buraco... leia os mapas do percurso...LEIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário