terça-feira, 21 de junho de 2016

TER OPINIÃO PRÓPRIA

21-06-2016- Terça Feira. l4 graus. quase 8 hs.Inverno começou ontem depois das 9 da noite.
   E´muito importante a opinião própria. Todos devem ter a sua. Todos podem ter a opinião que quiser. Defendo até à morte ( hoje sem briga, sem discussão que a minha religião não permite) o direito de cada indivíduo pensar o que quiser. Apanágio democrático. Viva a liberdade de pensamento, expressão, credo, associação, fundamentos que nos garante a Constituição Federal, o documento que manda em todos nós. O Contrato Social vigente. a FORÇA DA LEI. O império do ESTADO DE DIREITO, a grande conquista da civilização ocidental. A única força que garante cada cidadão, até os mais pobres, desvalidos. A LEI. A LEI.
   E´muito importante ensinar os valores básicos para todos os cidadãos. Seus direitos. O que lhe protege. O que ele pode ou não fazer. Seus deveres. A família tem esta obrigação. A escola também. Mas às vezes a pessoa tem uma origem tão pobre, vem de um lar tão carente que não lhe ensinam isto. A escola DEVE ensinar estes fundamentos para o aluno poder viver corretamente na comunidade. Ele deve ser informado  do valor da lei, da sua liberdade de fazer , pensar, falar o que quiser, RESPEITANDO A LEI. E`conditio sine qua non. Inescapável. A lei vige. A lei É. Ninguém pode <suspender> a lei com nenhuma desculpa esfarrapada. Quem não cumpre a lei é criminoso, deve ser julgado e será condenado. Vai pra cadeia.
    O professor, o padre, o advogado, as  pessoas honradas, cumpridoras da lei, são obrigados a cumprir a lei como todos e mais ainda - na minha opinião - têm a missão de divulgá-la. Quem sabe deve ensinar quem não sabe. Princípio no qual acredito.
     Na minha juventude eu <gritava> isto com ódio na imprensa, verbalmente violento com a insensatez característica da mocidade. Hoje me desculpo por isto. Rezo todo dia para ser melhor do que ontem. Peço ajuda ao Superior para dar-me serenidade ao divulgar o que acredito e defendo fervorosamente. Perdão , se ofendo à alguém, não é esta a intenção.
   A LIBERDADE é o maior avanço da civilização humana. A gentileza, a fidalguia elegante no trato com as pessoas é o que quero aprender a refinar sempre.
Que Deus nos ajude e proteja.
   Jovem, cuidado com o buraco. Leia, leia, leia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário