quinta-feira, 2 de junho de 2016

PÉROLAS...

2-6-16- Quinta Feira.
   Como se elas formassem  um colar de sabedoria chamo de pérolas as frases, ideias  que a gente captura para guardar como placas de sinalização à beira da nossa estrada da vida. Podem ser provérbios, ditos populares, pequenas historinhas de profundo valor moral ou qualquer citação que nos ajude a trilhar a rota certa nestes lodaçais que estão se tornando rotineiros no chão de hoje, mutável, instável e desnorteador. Meu filho, quem não tem cabeça o corpo padece, gostava de lembrar-me minha mãe Dirce, a mais sábia das muitas mulheres que enobreceram e inspiraram-me na trajetória da busca do contexto dos< homens sábios>, termo usado até para separar os INICIADOS em grupos de doutrinas secretas. Homens de bem. Gente direita. Aos quais <noblesse oblige>, quer dizer o estofo dos quais é feito cobra um comportamento adequado. Correto.
   Gente humilde, geralmente oriunda da zona rural, pobres de família que lhe deu educação, aquela chamada <de berço> costumavam dizer que <meu pai me ensinou a viver com gente igual ou melhor do que a gente> porque vai aprender, melhorar. E´a aplicação do provérbio <diga-me com quem andas que te direi quem tu és.>
   Faça negócio ruim com gente boa, não faça negócio bom com gente ruim. O negócio ruim fica bom se feito com gente boa, e fica ruim o negócio bom feito com gente ruim
   A Bíblia é mais radical : fuja da APARÊNCIA  do mal.
Mentir, quebrar a palavra dada, desfazer negócio feito era proibido, condenava  este à execração pública. Não havia defesa, tinha que mudar-se dali, sumir. Tio Clóvis  me dizia que era pior do que pegar a esposa na cama com outro. O que sempre se podia <lavar a honra com sangue.>
   No tempo que fio de barba era dado como penhor de compromisso feito.
Hoje , gente assim que viemos deste tempo, destes costumes, não sabe <modernizar-se> na falta de vergonha na cara e sofre muito. Mas a grande maioria da população é feita de gente honesta que todo dia se levanta e vai trabalhar para cuidar da família .
   Graças a Deus.
Jovem , cuidado com o buraco, aprenda as normas de boa conduta dos seus pais.
Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário