terça-feira, 24 de maio de 2016

Serra da Canastra e o Helio Negrão

24-Maio- 2016 -
Em ll de Julho de l.97O nascia minha filha primogênita Iákara Martins Negrão. Nós estávamos ao pé da cachoeira chamada CASCADANTA, primeiro tombo do rio São Francisco, logo após sua nascente, na mundialmente famosa Serra da Canastra, famosa há mais de 100 anos pelo melhor queijo do Brasil.Comigo Francisco Israel Tavares, idealizador do passeio, Adilson Martins, nosso aluno Bernardino e o Prof. Mantovani, todos do Ginásio do Glória onde lecionávamos desde o ano anterior. Fomos a cavalo, não havia estradas de automóveis. Sem pontes, sem mata-burros, sertão
  brabo, desconhecido por gente de Passos e da região. ´Só poucos boiadeiros comprando gado longe sabiam que a serra da Canastra estava ali pertinho. Com a amizade com meus alunos, Neto, Robertinho e  Reinaldo S. Almeida, filhos do Sebastião Gervásio, passei a frequentar a distante fazenda que tinham longe, pastagens de inverno, no  Vale da Babilônia. Frequentei e fiz amizade com todo mundo do recanteado vale dos contrafortes da famosa serra, antigo garimpo de diamantes, os mais puros do mundo. Li isto em um livro especializado no assunto.
   O povo maravilhoso do VÃO - como é chamado - estava reservado, isolado no tempo, com usos e costumes que conheci em criança. Encantei-me. Apaixonei-me por eles. Frequentei o lugar em toda oportunidade que pude. Feriados, férias, criei minhas filhas  frequentando-os e dizia para elas: aprendam com as crianças da Babilônia, crentes e católicas: o calor humano, a bondade extrema, a humildade e simplicidade, a fidalguia no hospedar pessoas, o comportamento educado e respeitoso, enfim, a clássica e famosa grandeza, fidalguia dos mineiros, o melhor povo do mundo , modéstia à parte .
   Divulguei as belezas da serra nestes 46 anos, na minha crônica social na Rádio Passos Gazeta, Sudoeste, Folha da Manhã, no meu livro Registros. Montei a ideia da PRIMEIRA POUSADA  da região na Fazenda Esperança, do Eninho e Gasparina, fiz um prospecto em Inglês ( publiquei a foto dele  ontem no meu Facebook) e a RUBRIA fez a divulgação na Europa e nos USA. Não pegou, mas o Eninho foi em frente e tem uma excelente   ponto turístico funcionando até hoje.
    Uma vida inteira de LEITURA - ler abre a cabeça - nos deu esta capacidade de prever o futuro e que nos possibilitou - graças a Deus - fazer tanta coisa pela primeira vez na nossa terra e na região.
    Tudo isto está publicado nos jornais, e agora fotos do nosso arquivo no Facebook. E´história que ajudamos a escrever. E´o consolo de realizar, fazer mudanças, fazer progresso, estando numa profissão tão nobre, tão estratégica que é ser PROFESSOR, e ao mesmo tempo tão mal paga pelos governantes, eles tão enxovalhados e desmoralizados, políticos  de todos os partidos que a grande imprensa denuncia, condenados por esta novidade fantástica  que é o juiz M O R O.
     Dá-lhes, juiz,  continue com esta faxina redentora. Viva a justiça!!!!!!
Jovem, cuidado com o buraco. Leia e aprenda a ter educação, viver pelas regras e obedecer às LEIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário