segunda-feira, 23 de maio de 2016

Envelhecer... FICAR MAIS SÁBIO ?

23-05-2016-
 Quando você já viveu sete décadas  já viu muita coisa. Conheceu gente de todo jeito, já viu o resultado de todo tipo de atitude, as consequências de todo tipo de comportamento. Vivendo e aprendendo - é uma sentença de sabedoria dos mais velhos. Meu tio Clóvis S, Maia gostava de citar um provérbio que define bem a experiência, o saber por observar a vida, as pessoas . Dizia sempre que < o Diabo sabe mais por ser velho do que por ser diabo> Consta que o diabo existe desde a criação de mundo. Eu particularmente tenho a mais profunda convicção de que o capeta não existe, é uma metáfora, uma alegoria, para nominar o ser humano que se afasta das regras de Deus, e se torna um <pecador>. Este ser de chifres, levando você para o pecado é só uma maneira de descrever o erro, a atitude errada, o DIABO NÃO EXISTE, é só um <bicho -papão> inventado para efeito pedagógico de amedrontar gente boba, conter, reprimir as atitudes erradas.
   O demônio, capeta, diabo, satanás não tem consistência. Quem fez, quem fabricou esta <peça>? Só Deus cria todas as coisas. Você realmente acredita que um Deus supremo amor, sabedoria, onisciência  criaria < o mal>?!!! Faça-me o favor! Fica ativo, mané !    E`só uma figura de linguagem, um recurso linguístico, um símbolo do mal, do errado. O Capeta é uma pessoa sob o efeito dos alucinógenos, as drogas químicas que bestializam o drogado que comete os crimes mais infames. O estuprador, o pedófilo, o assassino. Desvios graves de conduta. E`o próprio ser humano em atitudes vis, destrutivas, vergonhosas.
   Mas dizem que o uso do cachimbo faz a boca torta. Aposentado, sem dar aulas com fizemos durante 4O anos, fica o impulso neste velho TEACHER de ensinar, esclarecer, tentar deixar fixado o que acredita que aprendeu com uma vida inteira de leituras, conversas, observações, etc.
    Por mais que nós acreditemos piamente  em nossas pregações, é só mais uma opinião que acreditamos que é uma contribuição à busca do caminho por cada geração, só mais uma idéia, uma análise desta trajetória do bicho-homem .
   Jovem, cuidado com o buraco. Leia e aprenda com os mais velhos da sua confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário