terça-feira, 17 de maio de 2016

Filosofar.

17-5-16- Filosofar é pensar as coisas, analisar as origens, os porquês das coisas da vida. Lembro-me de ter feito isto a minha vida inteira . Minha primeira mestra , e a maior delas, foi minha mãe Dirce que sabiamente me orientou. Já no início da minha adolescência lembro-me no ginásio ainda de perguntar ao prof. Francisco Soares de Melo - monstro sagrado para nós pela sua cultura e muito religioso- porque a Igreja demorava tanto para aceitar as mudanças de comportamento que já estavam consagradas ? A resposta poderosa foi de que por ser uma entidade MILENAR não podia aceitar qualquer mudança muito depressa. Precisava ser bem analisada, ser amadurecida pelo tempo, para não haver erro. Na minha impaciência de jovem achava que demorava demais.
   Distanciei-me da Igreja, por um tempo, cheguei a ficar meio incrédulo, duvidei. Ele trouxe-me de volta ao rebanho. Aleluia! Ele usou a minha grande amiga HELOISA filha do sr. João Cardoso Lemos e dona Cremilda para me convencer. Um dia eu conto esta  história. Agora - glória da minha vida - recebi a resposta   às minhas preces: Deus mandou-nos esta sábio  Bergoglio, o espetacular argentino que é nosso papa Francisco. Vejam que até o nome do santo que ele escolheu para denominá-lo como papa é de um homem humilde, simples, com uma história de vida que serve de exemplo.
   Mudanças radicais, avanços incríveis, rapidamente,  meio século depois do que eu queria. Mas veio, chegou, mudou a Igreja  Católica nossa. A mentalidade que este ser maravilhoso está tentando implantar coaduna-se com meus sonhos loucos de doido sonhador, desvairado, <ensandecido de esperança> , uma das frases mais lindas que ouvi na minha vida inteira. Era o grande mineiro Tancredo, o presidente que não foi, em discurso de verve divina referindo-se aos loucos mineiros emboabas inconfidentes que sonharam, conceberam e portanto  acabaram produzindo  esta nação única, o melhor país do mundo, que chamamos com orgulho de nossa pátria  BRASIL. Lágrimas vem-me  aos olhos.
Perdoem-me a mineirice desvairada.
    Mas a barra do dia vem clareando, matando a escuridão de mais uma noite meio insone, trazendo mais um dia em momento político vergonhoso de golpe de políticos corruptos que o juiz Moro continua tentando conter.
   Que Deus nos ajude, meu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário