quinta-feira, 26 de maio de 2016

A MÚSICA NA MINHA V IDA

26-5-16
   Meu pai Jacob Negrão Netto - e outros - fundou a Rádio Sociedade Passos. Era SPEAKER, locutor político do PSD do grande prefeito GERALDO DA SILVA MAIA. Isto foi na década de l94O. Pouca gente tinha um aparelho receptor, uma coisa cara chamada r á d i o . A emissora tocava muita música. Podia-se pagar para tocar determinada música e oferecê-la pelo aniversário ou como forma de <namoro à distância>. Quem comprava um daqueles rádios enormes tinha um tesouro para a vida toda. Quem não tinha ia visitar o vizinho que possuia a coisa. Na minha vida conheci pessoas que tinham o rádio funcionando há muitas décadas. Acredito que a Rádio Passos foi a causa de quase todo mundo gostar de música em nossa terra. Sempre tivemos rádio em casa, lógico. Depois, já na minha mocidade tivemos uma eletrola. Um móvel grande que tocava automaticamente vários long plays. Depois fui trabalhar na própria rádio que meu pai fundara; em  maio de l964. O Brasileiro gravou centenas de fitas cassetes das minhas músicas preferidas. Sempre nos meus <poisés) tinha que ter um toca fitas. Assim a música foi uma constante no meu dia a dia. Acho mesmo que o que mais fiz e faço na vida é ouvir música. Fita cassete, disco 78 rotações, 45, long plays, cds, dvds e agora pen drive  caneta guia que armazena até muito milhares delas dependendo de quantos giga bytes tem.
   Gosto de todo tipo de música: caipira, MPB, bregas, antigas, românticas de preferência, orquestradas, música erudita, chamada de música de câmara, enfim todas elas, dependendo da hora, do ambiente, do estado de espírito. Acho que sou uma das pessoas que mais ouviu música que eu conheço. A música ainda é uma das minhas maiores alegrias. E acho que sou um privilegiado por ter vivido na belle epoque  do romantismo; anos 6O-7O, minha mocidade. Em francês, inglês, italiano e espanhol, as musicas mais maravilhosas da história. Sou desafinado, mas canto. Fiz centenas de serenatas com os maiores cantores do período:Zé Negrinho, Ita Piassi, Marco ( primo do Tião medonho) Belchior da Zolica, Zarico e dezenas mais. Mas minha maior alegria é que Deus me permitiu falar estas línguas e posso ouvir e cantá-las no ORIGINAL. Um dos quadros de maior sucesso na minha vida de cronista social pioneiro, locutor da Rádio Passos foi tocar o sucesso internacional  e fazer ao vivo a traduçaõ simultânea. Até hoje antigos ouvintes me abordam lembrando disto. Na fila do super mercado, na padaria, nos bares. A pouco tempo atrás, já fora do Rádio, dois veteranos na época de Ouro do Passos clube me pediram cópia da tradução de MY WAY do Frank Sinatra, Alan Lemos e Ferinho Calixto. Ainda ecoa na memória dos mais velhos a voz do HN romântico apaixonado ex da Rádio Passos. Para mim a música é Deus falando. Se Deus fosse GENTE a sua fala seria a música mais linda do mundo.
   Obrigado, ABBA por falar sempre comigo!
   Jovem, cuidado com o buraco, leia e ouça música!

Nenhum comentário:

Postar um comentário