quinta-feira, 5 de maio de 2016

Que Saudades...

5-5-16. Hoje é o aniversário de minha Filha RÚBRIA.
   Que saudades do Grupo Escolar nos anos 5O com as fichinhas de cartolina verde para aprender a escrever meu nome, o nome do Gr. Escolar Dr. Wenceslau Braz...
    Um dia a D, Estela chegou na porta da sala e disse para todo mundo ir para casa porque tinha morrido o pres. da República Getulio Dorneles Vargas... Até hoje tem gente da família Dorneles mamando nas tetas do governo.
   Que saudades das matinés de domingo no Cine Roxi, preto e branco, dos seriados que começavam com as fotos dos personagens. Quando o <mocinho> aparecia todos gritávamos : eheheheheheh! E vaias nos mocinhos.
   Nas tardes de domingo a turma se concentrava no jardim e perguntava: <onde tem hoje? > E a gente ia ás casas on de tinha eletrola de discos 78 rotações pra gente dançar. Brincadeira dançante, coisa muito importante na puerícia-adolescência  pois era a única forma de TOCAR as moças..
   As EXPOSIÇÕES de gado com todo mundo subindo à pé para lá.Para ver o gado e namorar de longe.
   A delícia do FLERTE, olhares melosos, sorrisos, <olha, ela está me dando bola>. Comer com os olhos e lamber com a testa, como dizia minha mãe. Não pode por  a mão. Andar de mãos dadas, uma conquista, só as mais pra frente, execradas pelas <santinhas) do Colégio das Irmãs. Nos anos seguintes quando uma das do colégio das freiras  casava grávida a nossa turma dos <pra frente> vibrávamos com a exposição das hipócritas, metidas a santinhas. A atração entre dois adolescentes e com carícias é hoje coisa normal, mas, naquela época dava falatório pra mais de mês.
   Que doces lembranças dos desfiles dos colégios, fanfarras competindo em empolgação, as meninas lindas desfilando. A Manira marchando, balançando tudo, ai, a moçada vibrava. Tantas beldades, as bandeiras tremulando ao vento, todos os alunos desfilavam, era a juventude toda em dia de gala.
   Até hoje o 14 de Maio e o 7 de setembro empolga quem foi jovem nos anos 6O, os ANOS DOURADOS, a belle époque da elegância.
   Os bailes elegantes, exclusivos do Passos Clube. Grandes orquestras, e Edinho e Seu Brasinhas, Vasconcelos, Brincalhões e tantos outros conjuntos. Elegância   requintada. Dançávamos a noite toda.
    Era um outro mundo, havia mais conecção entre as pessoas, muito menos coisas do que hoje mas um calor humano incrível
Jovem, cuidado com o buraco. leia leia leia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário