segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Perder Amigos

12-Setembro-2016. Segunda. 21 graus.
   Ficar velho é perder amigos, disse alguem. E é exatamente isto que estamos vivendo. Morreu hoje de madrugada Amir Lemos, marido de minha prima artista Ione Maia Lemos. Lembro-me dele jogando basquete no time do prof. Venicio Horta na mocidade nossa no Colégio Estadual, depois trabalhando no INPS, muito amigo do meu amigo Baninho que anda mais recluso em casa, saindo pouco. Toda circunstància muda, a vida da gente torna-se outra. A cada 5 ou dez anos fecham-se bares, amigos mudam-se ou morrem e a vida da gente não é mais aquela que vinha sendo. O cenário muda, as pessoas também mudam seu comportamento eventualmente... e aquele período desaparece, tudo se diferencia. Tendo vivido já mais de 7O décadas, geralmente quando se encontra amigos ou amigas de antes é comum perguntar-se <onde foi parar aquele tempo, aquelas pessoas? E`outro mundo. Quando se conhece alguém daqui, mais jovem, não perguntamos mais de quem é filho mas quem é seu avò?
   Foi-se meu amigo Toninho Tarimba, bem mais velho que nós, compadre nosso, um conselheiro especial, narrador de épocas passenses de quando não éramos ainda nascidos. Ele foi um exemplo de bondade, fidalguia mineira passense, professor de tudo que é religião, bondade, honestidade. Era sempre uma opção de bom papo nas tardes domingueiras., Estou mais pobre sem ele, mais solitário, que falta nos faz!
    Foi-se Francisco Israel Tavares, leitor voraz, escritor genial que nunca quis publicar seus textos excepcionais, por mais que insistíssimos. Fizemos alguma coisa no DCE do Colégio Estadual e revolucionamos o Glória, sua terra natal, onde fizemos o Ginásio  Municipal. Seu pai TANGO foi o prefeito revolucionário que começou o Glória moderno.
   A muito tempo morreu Luciano di Capua, meu AVATAR, meu guru, meu amigo-irmão, meu gênio-amigo, o maior homem da década de 6O, italiano nascido no Egito, poliglota ( sete línguas), professor, pistonista, artista e diretor teatral, jornalista ( Doçura) o inventor que criou spots de iluminação para a peça teatral que montamos no TUPA - Teatro Universitário de Passos - Fafipa - com diversas squets e nossa piece de resistence Morte e Vida Severina, a grande atração teatral da Passos dos anos 6O.
    Reinaldo Barbosa Fonseca, professor, diretor de teatro e ator, diretor do Polivalente, intelectual cabeceira entre os mais desvairados sonhadores da grandeza para nossa terra, educador top de linha que faz falta sempre.
   Ronaldo Alves Pereira,m jardineiro do céu, expressão máxima do profissionalismo competência absoluta, um dos homens mais bondosos que tive o privilégio de ser amigo dele e aprender sempre com o seu convívio.
   Mais, muitos mais já se foram e fica a saudade.
   Jovem, cultive bons amigos, leia e viaje... para ser grande, ser inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário