domingo, 25 de setembro de 2016

Fim de Seca

25-Setembro-2016. 23 graus IN, esquentou de novo. Fim de campanha política fria.
O calor vem, céu embruscado e a chuva não vem. Chão sujo, folhas secas, grama amarelecida, céu enfumaçado parecendo ainda Agosto. Todos querendo chuva. Há uma nuvem de mosquitinhos perturbando.O frio sumiu e a sensação é de que uma chuva farta, com enxurrada seria uma boa. <Manda chuva,Deus>, assim gritava o João filho do professor Veloso, na Pç da Matriz. Eu o repetia quando ainda completava os 4O anos  ao microfone da Radio. E repito: manda chuva, Deus! Na fazenda Córrego Fundo gostava de aguar as plantas nesta época. Apagar a poeira, sentir o cheiro de terra molhada...tudo muda, não faço mais isto.
   Será que com a velhice chegando começa uma época totalmente diferente ?
   Começou uma fase - aposentado - que se passa anos sem encontrar pessoas que eventualmente encontramos e aí vem a pergunta < vocè ainda mora em Passos? Você sumiu. Afinal temos mais de l2O mil habitantes. Na infáncia  deveria ser uns 30 mil só.
    Já disse que não perguntamos mais a um jovem <de quem é filho?> Mas sim perguntamos pelo seu avô.Correm os dias, começa-se a esquecer as coisas, estamos sempre sendo informados de gente que morreu, morrem agora os da sua geração, a geraçao mais velha não existe mais, o que é um choque quando você finalmente se dá conta disto. Cadê a chuva? Fim de seca. Na vida também?
     Nenhum  ano tem um regime pluviométrico igual ao anterior..
Será que a velhice também faz cada ano diferente? Mais envelhicido muito rapidamente?
   A gente começa a perceber coisas que antes  não notava. Que ser velho é ter uma dorzinha, um incômodo qualquer todo dia.
    Os seus assuntos só interessam a pessoas da sua idade.
Aquelas lembranças boas que você gostava de contar... provavelmente já contou pro seu interlocutor.
    Quando volta a um lugar qualquer do passado vai perceber que está tudo diferente. As pessoas morreram, ou se mudaram, etc.
   Feliz voce, velho, que ainda tem quem te ama, sente prazer de estar contigo. Viva!
   Jovem, carpe diem. Goze cada dia da vida. E`o bem mais precioso.
Leia, estuda, aprenda, viaje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário