terça-feira, 6 de setembro de 2016

Mudanças

6-Setembro-2o16. Terça Feira. Semana da Pátria. 19 graus.
   Minha história começa em Outubro de 44. Finzinho da Segunda Guerra Mundial ( Agosto de 45).
Um cortador de lenha chamado Nilo, já falecido, contou-me certa vez que um médico lhe disse que nós que nascemos durante a guerra, que estávamos dentro do útero num período absurdo de violência e morte aos milhões, somos muito sensíveis, emocionáveis - muito - com as tragédias de grandes grupos. Coincidência ou não moi, filósofo caipira assumido me analiso assim mesmo. E`claro que a qualquer pessoa normal fatos assim são provocadores de compaixão e lágrimas. Mas há alguns que se emocionam mais, sim senhor.
   Mas gostaria de registrar que eu percebo as mudanças que ocorrem com mais facilidade. Começou lentamente na minha infância nos fins dos 40 e início dos 5O. Lembro-me da D. Estela chegar na porta da sala de aula do grupo do Jair Santos e avisar que as aulas estavam suspensas pela morte do Presidente Getulio Dorneles Vargas. Era l.954 ?
   Os da minha faixa etária estavam começando os namoricos. Flertes ( comer com os olhos e lamber com a testa) - era proibido tocar, olhar de longe, piscar, sorrir, trocar olhares calorosos isto era o flerte, muito importante, emocionante. A garota super vestida, saias cobrindo os joelhos até o meio das canelas, sem decotes, na igreja até as mangas da blusa tinham que ser compridas. Mulher direita não usava calças compridas - o Monsenhor Messias <estrilava> no serviço de alto falante da Igreja
Matriz.Ele conseguiu segurar a proibição por muito tempo. Corria atrás da Martinha da Mini Saia na rua para tentar obrigá-la a baixar a barra da saia. Debalde! Queria impedir a Gilda Parente de fazer um Juri Simulado do Divórcio. Conseguiu?
  Num processo cada vez mais acelerado a cada 5, 10 anos a influência dos mais velhos foi fenecendo
até chegar ao que é hoje, quase nula. Felizes os pais que ainda conseguem - ou tentam- impor seus valores. Tem que tentar, teimar, quando a família desistir será o caos social.
   Jovem leia, viaje, aprenda com os mais velhos lúcidos, inteligentes, progressisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário