quinta-feira, 31 de março de 2016

Comidas antigas

3l-3-16. Último dia de Março, meu amor sugeriu falar das comidas antigas. Nos anos 6o eu nos meus vintes, antes dos trintas, me lembro que nossa comida  rotineira era arroz, feijão e bife de carne de vaca, de primeira, frigido  na hora, mamãe servindo direto da frigideira no nosso prato. Aquele cheiro  inundava a cozinha, bem quentinho, no alho e na cebola, doía na boca de tão gostoso. Era a comida <da mamãe> e a boca era de um adolescente faminto, saudável. Que saudades. Não tem mais <aquele> bife, naquela mesa, naquele tempo... não te mais aquela mãe
   -Havia variações da <mistura>: linguiça de porco frita, feita em casa, lombo assado na brasa, de porco caipira da fazenda, mandioca frita, batata frita, almôndegas que se chamava de supremo... com purê de batata e molho de massa de tomate ou a variação deste prato com língua de vaca bem cozida ( meu prato favorito), tutu de feijão  com torresmo, carne de porco frita guardada na gordura, na lata de l8 litros, ovo caipira frito, quibe frito, assado,cru com bastante azeite de oliva. Azeitonas, bacon,vinagre, alho, cebola, salsa e cebolinha, pimenta cumari, pimenta do reino eram temperos maravilhosos. Gengibre, canela,uma casquinha de limão no suspiro, noz moscada também iam à mesa.
   -

Um comentário:

  1. que delicia de comidas...so colesterol...mas que saudades ds comidas da mamãe...hoje sou eu quem faz tudo isso para os filhos...e eles adoram...Mirane.

    ResponderExcluir