quinta-feira, 28 de julho de 2016

Reminicências...

28-Julho-2016.21 graus dentro de casa. Crise. Paradeiro em tudo.
  Ao sair cedo para ir à padaria senti  cheiro de carne frita... e veio-me à memória uma carne frita com tutu de feijão no momento que o Fiinho Tavares abriu a lata de nestle e me ofereceu a matula que seria nosso almoço. Conosco Valentim Rodrigues. Moi, professor com 25-26 anos, magro, vivia uma aventura, caçar com duas lendas vivas da região, amigos dos caçadores famosos de Passos, Amos Borsari, Evaristo, etc. O cenário os contrafortes da Serra da Canastra, paisagens fabulosas, eu montado numa mula branca cedida pelo meu grande amigo Tertuliano Gomes de Brito, cidadão prestante do Glória apoiador de primeira hora no meu trabalho para construir o Ginásio do Glória, com Francisco Israel Tavares, seu pai Tango, o prefeito.
  Fantástico como um cheiro acessa seu cérebro e um momento do Passado passa como um filme, na hora. Eita trem danado a cabeça, sô!!! Aí eu agradeço a riquesa incomensurável da minha vida. Como sou rico! Quanta gente maravilhosa tornou a vidinha banal de professorzinhon do interior numa aventura glamorosa. Quanta gente boa Deus pôs no meu caminho. Gente que me amou, conviveu comigo, deu-me o melhor que tinham para dar: sua presença, seu convívio. Encanta-me ter tido estas alternâncias de épocas, no meu dia.
   Eu acordava na casa do meu inesquecível Osmar Ribeiro, amigo da Canastra, casa coberta de pedra sem energia elétrica  , fogão de lenha. No mesmo dia eu estava no aeroporto internacional de Guarulhos,SP, à tardinha, falando italiano com alguém, quando levava Rúbria para embarcar para os Estados Unidos. No casamento do Luciano de Cápua nos cantamos uma música que fala justamente deste fato...: saltare centani in num jorno solo, dai carri nei campi darare, all áereo nel cielo...Ciau, amore ciau...         ESCONDIDO
Quando recem-casado, novinho, cheio de sonhos, ideais, descobri o Vale da Babilònia, nos contrafortes da Serra da Canastra (1970), escondidinho do modernismo de Passos, foi como se voltasse à minha primeira infância quando morei no meu místico-maravilhoso Córrego Fundo. O povo ainda vivia com o calor humano e amizade como era então. Voltei ao passado. Deslumbrei-me.  
: Foi um dos melhores presentes de Deus para minha vida. Pude levar minhas filhas para lá e dizer-lhes s: sejam como estas meninas do Zezico, do Ismar, os filhos do Totonho Guimarães e Virgina, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário