terça-feira, 19 de julho de 2016

NETOS

19-JULHO- 2016. Terça feira. 5 graus. Férias.
Neto é filho com açúcar. Ouvi esta do Domiciano Lemos quando nasceu Thuany. Laila hoje tem a mais velha - Thuany 26 e Artemio l2.Então já sou avô a quase trinta anos. Filhos foram a maior alegria da minha vida. Aos 26 anos nasceu minha primogênita . Meus amigos achavam que eu casava-me cedo demais, antes de concluir a faculdade. Luciano Di Capua, meu maior amigo já havia se casado com Cecília.
   O mundo mudou demais. A geração de meu pai Jacob ainda  foi daquela que obedecia ao pai até depois de casado, ele nascido em l915? Meu grande e inesquecível amigo compadre Toninho Tarimba me falou muito deste mundo antes de eu nascer. Contou-me por exemplo que quase nada mudou até antes da II Guerra Mundial -l.939-1945 - . Segundo ele não havia inflação antes de l.936, todo ano os preços do armazém eram os mesmos do ano anterior, na caderneta. Pai e mãe eram obedecidos com  o maior respeito do mundo, pecado mortal desobedecê-los. HONRAR PAI E MÃE, da Bíblia.
   A mãe mandava ir a casa dos avós tomar a bênção. Visitar os parentes. Devia-se respeitar todos os mais velhos. Criança era afastada quando de conversa importante dos mais velhos. À mesa o pai servia-se primeiro.
   Minha geração - jovens nos anos 6O - contestou os mais velhos. Os costumes. A moral sexual. A religião. Usávamos os cabelos longos, líamos todos os livros, inclusive os proibidos pela Igreja, assistíamos aos filmes ousados de Hollywood, éramos politizados, contra a Guerra do Vietnam feita pelos imperialistas americanos, fazíamos o sinal do Churchil fazendo o VÊ da vitória, mas dizendo
PAZ E AMOR, faça amor não faça a guerra. A virgindade feminina antes do casamento começava a cair. Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós... Éramos jovens, ousados e livres.
   Nossos filhos já vivenciaram um mundo bem mais livre.
Nossos netos -intocáveis, inimputáveis, graças à esta lei louca do farsante COLLOR- pegam a Internet, tablets, Iphones, ipods,tablets, fantásticamente livres para acessar TUDO , qualquer informação. Muda tudo. Radicalmente. Bagunça tudo também. As redes sociais - estas comunicações disponíveis - são uma revolução fantástica, mudam tudo. O perigo é  este distanciamento do presencial, relacionamento olho no olho que é indispensável. Precisamos analisar bem estas mudanças que já chegaram. O futuro ´já é hoje
   Jovem , cuidado com o buraco. Leia.

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE QUE NETO É FILHO PASSADO NO MEL.TAMBEM FUI AVÓ AOS 46 ANOS...E TENHO ATE HOJE COMIGO,ESSE FILHO PASSADO MEL,QUE ADORO TANTO...MIRANE

    ResponderExcluir