domingo, 3 de julho de 2016

A lã não pesa...

3-7-16- DOMINGO. 18 graus.
   Me piace molto ouvir frases antigas, os chamados ditos populares. Neles e nos provérbios há aquela sabedoria anciã depurada pelo perpassar dos anos e sedimentada na experiência popular. A voz do povo é a voz de Deus, diz-se. Mas o adágio que me inspira hoje eu ouvi esta semana pela primeira vez da boca de minha cara Inês, dos Queiroz de Fortaleza:  < a lã não pesa para o carneiro> enfatizando que os trabalhos que os filhos dão às mães são-lhes leves, imperceptíveis, tão grande é o amor maternal. Bonito. Gostei de ouvir sobre aquela que <padece num paraíso>.
    Adágios, anexins que sentenciam, que qualificam aquilo a que se refere. São balizas para o comportamento, determinações para compartimentar atitudes adequadas ao bom tom, à etiqueta norteadora, sempre buscando jeito de ser fomentadores do convívio mais fácil, mais polido, o que é melhor para todos no convivência agradável, pacífica, elegante.
    Concentra-se uma lição moral, um ensinamento importante, aceito por todos, sem declinar o autor.Senso comum. Bom senso.Saberes  consagrados, portanto sabedoria popular como preceito moral, ético.
    E`a profundidade magnífica da verdade. Sua singeleza. A simplicidade não exclui sua grandeza, antes pelo contrário a testifica. Verdadeiro é muito forte, autêntico, por mais humilde e comum. Sócrates disse - e atravessou os séculos- : E´bom ser bom. E estabeleceu a encantadora magnitude da virtude. Seja bom!
   Pé de galinha não machuca pinto, é também um reforço e validação de tudo que a mãe faz enquanto cuida da prole. E`de menino que se torce o pepino...Ainda sobre menino e a importância do trabalho. Qualquer um. Trabalho de menino é pouco mas quem não aproveita é louco...
Este eu ouvi do Totonho Guimarães, no Vale da Babilônia, nos contrafortes da Serra da Canastra, meu céu na terra. Saudades do marido da Virginia... Mas isto já é uma outra história... <ou isto são outros quinhentos!> que também  é um <causo> popular para ensinamento moral.
      Quem conhecer um livro de provérbios e congêneres please racont moi. Fala pra mim, não, não fala pra ele... que é uma música bem popular.
     Jovem colecione provérbios que você não cai no buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário