quarta-feira, 20 de julho de 2016

Quem tem Fama...

20-7-16. Quarta Feira. l5 graus. Férias. Paradeiro da crise econômica
Quem tem fama deita na cama. O provérbio quer dizer que você paga um preço pela fama que tem. Se tiver fama de <arteiro> é o suspeito natural de qualquer nova <arte>. Interessante que desde muito novo imputaram coisas a mim que não eram verdades. Parece que já nasci <famoso>. Má fama, é claro. Esta é do Wagner Maia, um primo que eu amo, meu amigo desde a mais tenra infância, pessoa de paz, brincalhão, contador excelente de piadas, a companhia ideal para qualquer atividade.
   Certa vez vez veio de São Paulo uma certa Dona Broma e seu filho Aroldo, ela amiga de tia Sunta, se bem me lembro. No fundo da horta da casa do vovô Zeca Soares tinha um muro que às vezes caia depois de um chuva forte quando o buraco de saída da água da chuva forte era entupido pela enxurrada.  Outras vezes os moleques da rua derrubavam parte, facilitando pular para roubar frutas coisa que alguns pobres  achavam natural, já que roubavam para comer, diziam.
    O sotaque do tal Aroldo - derrrruba, derrruba - nos fazia rir. Ele e o Wagner se divertiram com o garoto visitante rindo e gritando derrrruba, derrruba. E o Wagner derrubando os tijolos do muro morrendo de rir. Eu não estava neste filme, claro, curti o video play quando me contaram.
   Eis senão quando vem chegando todo pimpão  este menino moreno do Córrego Fundo  inocente ainda da aventura do fundo da horta que acabou causando a queda de um enorme lance do tal muro.Os olhos verdes do vovô Zeca faiscavam. Era surdo e bravo, embora um doce conosco quando gritávamos ao seu ouvido: Vovô, me dá um dinheeeiro! Não era o caso naquele momento. Disse muito bravo para minha mãe que me acompanhava: E´o Helinho que é o leader( era a palavra escrita em inglês no Estado de São Paulo que assinava e lia todo ele), foi ele que derrubou o muro. Felizmente fui salvo pela minha mãe, sua filha especial que virou dona de casa, cozinheira aos lO anos de idade após o falecimento de sua mãe Maria José, que disse: < não, papai o Helio estava comigo na fazenda até agora, não pode ser ele.>
   Interessante que mesmo errados os mais velhos não se desculpavam com os mais novos. Criança não tinha nenhum direito. O mais velho tinha todo o direito de errar e não ter que se desculpar . Como chegaram a conclusão que eu era o autor?
    Assim inúmeras vezes fui acusado injustamente  ao longo da minha vida. Será porque falo alto? Porque converso muito? Ou porque sou feio mesmo
     Só me falta o tremendo gozador ndo Wagner fazer uma brincadeira dizendo: deixa de mentira, Helio Negrão, foi você mesmo que derrubou o muro...!!!!
    Jovem cuidado com o buraco... e as mentiras... que las ay ay.!

Um comentário:

  1. Adorei primo, faça desta crônica, a primeira de muitas outras, contando as peripécias de nossa gostosa e saudosa infância. Grande abraço daquele que te ama muito, seu primo Wagner.

    ResponderExcluir