quinta-feira, 7 de julho de 2016

Busca da Sabedoria.

7-7-16- Quinta Feira. 19 graus.
Um homem aprende a vida inteira e morre sem saber nada. Anexim que se ouve a vida  toda, principalmente das pessoas simples, sem instrução acadêmica que aprenderam muito na oralidade, sem livros, memorizando adágios, anexins, provérbios , parlendas e demais ditos populares. De alguma forma os pais, avós e mais velhos sempre ensinavam. Sabiam a importância para a vida destas lições ouvidas dos avoengos. E´claro que este NADA é só para reforçar o MUITO que ainda se tem a aprender. Infinito é o conhecimento aprendido por milhares de gerações.
    Na oralidade dos geralmente analfabetos ancestrais a fala era ouvida e respeitada. Era a escola. A palavra era coisa séria, digna de respeito . <Minha mãe> me ensinou; <meu pai dizia> eram expressões dignas de respeito, riqueza dos saberes anciãos. Obediência e respeito aos pais eram quase sagrados . Outros tempos. Outra gente. Infelizmente  para estas gerações atuais.
   Aprender é muito importante como preparação para a vida, para enfrentar os problemas, saber os conhecimentos preservados no caldo familiar, estudar, ler,ler,ler, sempre em busca da sabedoria que parece que só com a muita idade é que valorizamos. Ficar velho é ficar sábio? Pelo menos nesta idade temos a plenitude da convicção de que sabedoria é o máximo da vida. Isto pressupõe todos os valores morais e espirituais da civilização : ética, moral, altruísmo, lealdade, espírito de justiça, bondade, enfim tudo de bom que está  contido no conceito maior AMOR.
    Viva com a mente aberta para receber novos conceitos, novos fazeres, gente de culturas diferentes trazendo informações novas e valiosas, viaje, conheça novos povos, estude a História que é a grande mestra do certo e do errado, do já vivido, do confirmado ou recusado na vida real.
      Crescer é aprender, evoluir, torna-se melhor a cada dia.
A ordem inicial do Criador foi esta para sua criatura : <Crescei e multiplicai-vos...>
      Desejo-lhe o crescimento moral, espiritual junto com o pecuniário.
Jovem, cuidado com o buraco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário