segunda-feira, 1 de agosto de 2016

AGOSTO, aziago-

1-AGOSTO-2016, l6 graus. Começa o segundo semestre. SECA.
   Desde a antiguidade este mes é considerado de mau agouro, infausto, acredido que pela aparência do <tempo>, os céus plúmbeos.  O azul bonito, agradável aos olhos, céu de Brigadeiro, Nel blue, pinto de blue da famosa  música italiana, o azul pintado de azul. Num verso meu eu digo que < o azul doía> tudo isto é contrastado pelo cinzento. E o pior, o ventinho famoso deste mes. Insidioso, irritante, jogando poeira nos olhos. O gado arrepia o pelo, <sente> a seca, ou seja, ressente-se da ausência do verde saudável do capim, emagrece, desagrada os olhos dos criadores.
   Tudo isto criou crendices: mês do cachorro doido, suicída-se mais neste período, etc, verdade ou mentira? O fato é que as pessoas enfadam-se deste mes. Acredito que nunca vi ninguém  casar-se neste mes. Não é considerado auspicioso, muito pelo contrário.
    E´considerado  uma época excelente para se podar as plantas que agradecem este manejo como videiras, figueiras, certas flores, etc.E`o inverno, descanso , na latência vegetal preparando-se para quando setembro vier e  acontecer a explosão da Primavera com as chuvas e a subida da temperatura da terra. Moi, no meu Córrego Fundo querido lembro-me de tocar a terra neste período. Qualquer um percebe -a fria. Só quando voltar a esquentar, com o ataque aéreo, verdadeiro bombardeio dos pingos da chuva, a vida vegetal explode, cresce , enverdece tudo, embeleza o mundo.
    Tem uma finalidade também este des AGOSTO. Descanso degetal...
Como tudo feito pelo nosso Criador, tem um porquê, um propósito.
    Lembra-se aqui um clamor triste de um amigo feirante, pessoa muito simples que me perguntava como Deus  deixava existir um bicho tão mau como o gato que comeu seus coelhinhos. Eu lhe expliquei rapidamente a cadeia alimentar em que herbívoros são a comida, a presa dos predadores carnívoros. E`assim mesmo na natureza, é a ordem natural das coisas. Ele precisa prender, proteger coelhinhos, porquinhos da índia, hamsters, etc.
    Bem vindo, Agosto, só assim teremos depois a magnífica Primavera.
Jovem, leia para aprender, compreender o mundo e não cair no buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário