segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A Mente

22-Agosto-2016. Segunda. 12 graus, esfriou again.Futebol campeão das Olimpíadas la vez.
   Incrível a mente humana tão pouco conhecida, mar ignoto na verdade. Agora, no atual nível de conhecimento científico, com o poder fantástico do computador, a Internet divulgando TUDO para o mundo todo em segundos, vamos ver o avanço ser muito rápido. Em SETE SEGUNDOS a informação chega a qualquer ponto do planeta. Para comparar: a importantíssima informação da descoberta do Brasil por Cabral demorou seis meses para ir daqui a Portugal!!!!!
   Lembro-me na minha adolescência de haver lido sobre a invenção do marcapasso cardíaco no Seleções Readers Diggest. Levou 50 anos para eu levar minha sogra a Franca , SP, para colocá-lo dentro do peito. Quando foi inventado era um dispositivo enorme que se carregava na cintura, não dentro do corpo, só os fios dentro do cérebro.
   Hoje em dia , por exemplo, a Rúbria me fala de um computador que você pode conversar e ver a pessoa com quem fala e em poucos meses já está a venda também no Brasil. A propósito, ontem mesmo falei com Selma Queiroz Rossiter prima de minha esposinha Inês, ela na Australia, milhares de quilômetros distante do Brasil e nos vendo em tempo real. Bem, em termos, porque há o tal sete segundos  de defasagem. Fantástico para o menino do Córrego Fundo, descalço, caçando vagalumes,sem nem sonhar com tais progressos na infância nem tão longe assim para tanta mudança.
   E a mente lida com tudo nisto e muito mais. Infinita, vasta como o universo. Capaz de ordenar aos dedos digitar minhas idéias de agora... e ao mesmo tempo me emocionar com a música que principia ao longe no pen drive revolucionário: E O Destino Desfolhou ..
   Antes a mente só conhecia os velhos discos de vinil 78 rotações.
Mas a mente não para, Progredir é preciso, parafraseando o poeta do Navegar é preciso. Camões? Pessoa? E`, a mente deste velho ´professor já começa a titubear. Normal, 71 afinal!
   A mente tende a crer nos valores que foi ensinada, difícil aceitar mudanças drásticas. E`poristo que é tão importante ensinar valores às crianças.
   Jovem, aproveite seu tempo, leia, aprenda, encha sua memória de conhecimentos.
Não caia no buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário