segunda-feira, 25 de abril de 2016

Nossa cidade ... hoje.

25-4-16. Quem viveu sete décadas como nós viu muita coisa mudar. Nos anos 4O, quando nasci, mais ou menos 80 % das pessoas moravam na zona rural. A cidade de Passos tinha 29 mil habitantes
com l8 mil  vivendo na cidade. Imagine. Minha infância foi nesta pacata de ruas descalças, poucos automóveis, raros motores (assim denominavam as motos) muitas carroças pelas ruas, ainda alguns cavaleiros . Alguns vinham vender leite das fazendas com dois latões de dez litros, de porta em porta, montados, tirando  o leite de dentro do latão com um canecão e despejando na vasilha do comprador. Nos anos sessenta , no início dos anos sessenta vinha meu amigo Claudio vender leite, eu montava na garupa e a gente passava perto da casa da namoradinha, na segunda chapada, que saia á janela após ouvir o agudo assovio do  Romeu romântico. Namoro escondido, claro, quase que só de longe, ou na matinée depois das luzes  apagadas, e´´ claro.
   Ao sair de casa para ir para a rua do ouro brincar de pic, queimada, Maria sai da lata,etc, a mãe sempre dizia: cuidado com a rua, olha antes de atravessar. Deve ser porisso que até hoje recrimino as pessoas andando na rua e não nos passeios. Mulher com carrinho de nenem na rua eu me assusto até hoje.Na rua João de Barros era o paraíso da meninada dado o pouco movimento. Quando se ouvia um motor de carro alguém logo avisava: <lá vem o carro do fulano> . Sabia-se o dono de quase todos os automóveis.Se fosse passando um padre parava-se a brincadeira e tomava-se a benção beijando-se a mão do sacerdote. Respeitava-se qualquer pessoa mais velha. Qualquer um mais atrevido aquietava-se logo quando aquele ameaçava  < vou contar pro seu pai>. Nossa senhora, era coça na certa reclamação de um mais velho. Onde foi parar aquele mundo, meu Deus?!
    Apesar do título não falei da cidade de hoje. Falando da antiga você mesmo vai perceber como  tudo mudou e vai ajudá-lo a perceber a mudança drástica na realidade de agora. Pense. Analise. Comparece e você vai perceber como é outro mundo agora.
   Aonde foi parar a cidade maravilhosa, mágica da minha infância ?
Cuidado com o buraco, jovem.
Com Deus aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário