terça-feira, 12 de abril de 2016

Gerações

12-4-16.  Um importante aspecto do mundo são as diferentes gerações, cada grupo com uma certa idade, portanto tendo vivido em determinada época, com suas crenças, usos e costumes, uma particular maneira de ver o mundo. A cosmovisão, que  é  algo tão pessoal, tão singular que duas pessoas podem ver a realidade tão distinta uma da outra que um filósofo chega a dizer que a realidade não existe!!!!! A melhor maneira de perceber isto é comparar a mentalidade de cada grupo em diferentes faixas  vivendo no mesmo momento histórico, ou em diferente geografia. Hoje quem mora na zona rural versus citadino, na cidade pequena e na grande, no centro e no bairro, etc.
   E´minha observação   que os melhores elementos vêem  da zona rural ou das cidades pequenas. Parece que o convívio com a família é mais estreito, o caldo familiar aí educa mais, ensina melhor os valores morais e éticos da mineiridade maravilhosa. Percebo muitas vezes que os <grandes> do centro grande são originários de cidades menores ou zona rural. Educação de berço é fundamental. Eu sempre gostei de conversar com os mais velhos, ouvir histórias de antigamente, como eram as coisas , as pessoas e por ter sido educador, locutor de rádio, cronista social, sempre conversei com gente de todas as faixas etárias., Acredito que isto expandiu meus horizontes mentais. Não me choco facilmente com comportamentos diferentes, cabeças diferenciadas.
    -Infelizmente as gerações jovens hoje estão se distanciando mais dos mais velhos, sem o importante aspecto de conversar, ouvir e aprender a  inegável experiência dos adultos. A transmissão da cultura pelas gerações mais velhas torna-se cada dia mais importante. Vivemos uma sociedade se diluindo nas mudanças muito rápidas, tecnologias incríveis e isto torna a base dos nossos sábios ancestrais cada vez mais importante, concorda comigo?.
   Cuidado com o buraco , jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário