quarta-feira, 20 de abril de 2016

ESQUERDA - DIREITA o que é ?

20 Abril  2016.A origem da divisão das pessoas em duas posições políticas  básicas foi na Revolução  Francesa que criou o mundo político moderno, com a idéia de CIDADÃO, direitos iguais, liberdade e fraternidade. Nas primeiras assembléias os representantes oriundos do povo estavam à esquerda e do lado direito assentados os ricos, os nobres, os donos de terras e das riquezas. Assim convencionou-se as duas maneiras de encarar a política, o governo, os privilégios.
   Direita: ricos, nobres, proprietários querendo todos os privilégios, as terras, o dinheiro público, os financiamentos, por direito de nascença, sangue azul,socorridos pelo governo toda vez que precisarem.
   Esquerda: o povão, os pobres os trabalhadores que têem poucos direitos, nenhum privilégio, cuja vida deve ser de servir os ricos e que a Igreja diz para esperarem a felicidade  depois da morte. Por esta e outras é que Carl Max o ideólogo do comunismo afirma que a <Igreja é o ópio do povo>. Quer os pobres quietinhos, caladinhos, trabalhando para os ricos sem criar problemas, sem reclamar, sem fazer greves. Entenda-se que estamos dando uma explicação grosseira, simplista, para facilitar a compreensão de qualquer um que me leia. Mas num palavreado mais culto é a mesma coisa.
   Sempre me declarei como cidadão  da esquerda, embora seja oriundo da elite rural, proprietário de terras, filho de família abastada ligada aos grandes eventos econômicos de nossa terra: Usina Açucareira, Banco Itaú, Cooperativa  de Leite, etc.
   Sou professor e especialista de Educação concursado e aposentado por tempo de serviço na escola pública de MG. Trabalhei honradamente, tive a glória de ser  honrado com títulos de honra ao mérito ,não sou responsável  por nenhum partido ou pessoa que se diga de esquerda, e não sigo a bandeira de quem quer que seja a não ser a minha consciência de Mineiro de Passos, modéstia a parte. Digo isto porque por ter sido homem de imprensa, professor, artista de teatro amador,  marqueteiro político por dezenas de anos em Passos e região, vivendo portanto sob os holofotes da opinião pública, muitas vezes , por provocação idiota de gaiatos das esquinas e bares, querem cobrar de mim o que estão  fazendo outros políticos que SE DIZEM de esquerda. Declaro que não os conheço, não são pessoas  das minhas relações.
   Cuidado com o buraco, jovem .

Nenhum comentário:

Postar um comentário