domingo, 10 de abril de 2016

Celio, militar

1o-4-16. Uma das coisas que mais valorizo são amigos. Quando encontro uma pessoa honrada, bondosa, não vejo qualquer outro defeito que todos nós sempre temos, junto com as prováveis virtudes. Às vezes a vida nos separa de amigos feitos, as coisas mudam, muda o emprego da pessoa, ou muda-se  para outra cidade, enfim os desencontros corriqueiros da estrada da vida. Há muito anos atrás, após reiterados convites do meu amigo Francisco I.  Tavares  fui lecionar Inglês e Português no Ginásio Municipal do Glória. Foi no ano que me casei -l969 - aquela cidade era a terra de origem de Marilda, minha esposa, então.Sonhador desvairado, professor cheio de sonhos, ilusões, magníficos ideais para mudar o mundo pela Educação, como  todos os jovens intelectuais de esquerda da minha geração, atirei-me à tarefa procurando conhecer todo mundo, relacionar-me com os pais dos alunos, fazer grandes festas na comunidade; desfiles de moda, desfiles escolares com fanfarra que criamos, pic nics, excursões, atividades extra-classe, etc, etc, etc.De corpo e alma fui professor e conheci muita gente, fiz amigos, muitos já se foram, nestes mais de quarenta anos passados.
   O Glória era carente de quase tudo. O policiamento era feito por um cabo e dois ou três soldados militares do batalhão de Passos. Foi quando conheci o Cabo Celio, pai da Luziani que trabalhou na Rádio Passos. Sempre nos demos bem com o excelente profissional Cabo Célio. Festas, promoções a gente sempre dependia do trabalho dos policiais. Como ele era um excelente profissional sempre mereceu minha admiração e apreço. Tornamo-nos amigos. Ele mudou para Passos, subiu na carreira militar, aposentou-se. Sempre nos falamos em encontros fortuitos durante estes anos todos. Prezo a amizade de gente direita. Certo dia ele apresentou-me seu filho, também militar, também chamado CELIO e ao longo da vida foi me informando, pai orgulhoso como é normal , as promoções do filho.
    Outro dia contou-me ele que o filho, jovem ainda , já subiu ate´ o sub-comando  e logo, logo, se Deus quiser vai a Ten-Cel. E´ o que desejamos ao brilhante militar. Encerro com a frase que disse ao pai dele : O QUE É DE RAÇA CAÇA. Parabéns pelo BERÇO que você e a esposa deram ao filho.
   Com Deus aí, meus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário