terça-feira, 23 de maio de 2017

Envelhecer.

    23-5-17-Frio.Só no começo de mes há movimento, depois paradeiro.
   Disse alguém na imprensa que envelhecer é perder amigos. Realmente. Lá se foram:
    Luciano di Capua, egipcio de nascimento, italiano na raça, morou na arábia saudita, São Paulo e Passos. Aqui se tornou meu amigo, irmão, gênio que falava sete línguas, ajudou-me a melhorar o inglês e ensinou-me o italiano. Músico - piston na fanfarra do Ceno -, jogador de basquete, leitor voraz, compositor de música( com letra minha classificamos uma no Festival da Canção, aqui) mas  a sua piece de resistance foi o teatro. Este em baixa, parado e conosco, modéstia a parte, viveu sua época de Ouro. TUPA, Morte e Vida Severina de João Cabral. Aplaudidos de pé no Cine Alvorada lotado, Furnas, Cássia, Franca,SP. Morreu cedo. Tenho fita gravada dele. Relíquia.
     Ronaldo Alves Pereira. Bondoso ao extremo. Pacífico. Praticava realmente o não julgamento, nunca falou mal nem dos bandidos locais.Gênio para plantar. Jardineiro das maiores mansões de Passos. Criou técnicas novas, espalhou umas cem mil Mutinjas Calabura pela região.Autodidata, sem formação acadêmica sabia mais que os doutores da área. Fez o que diziam impossível, criou adubos, consegiu plantas enormes, enfim um gênio. Foi mais uma que foi com a doença terrível. Lutou dez anos com ela e conversávamos uma ou duas vezes por horas, todos os meses. Chamava-me de professor, respeitosamente e eu dizia-lhe que eu era seu aluno tentando aprender seu jeito, seu estilo maravilhoso de viver.
        Toninho Tarimba, super religioso, bondoso ao extremo, meu guru, meu confidente na fazenda Do Bosco quase todas as tardes de domingo. Sempre plantou um magnífico pomar que disponibilizava para todos. Meu compadre, padrinho da Rúbria.
   Francisco Israel Tavares, professor, genial escritor que não aceitou publicar nada seu. Colega do colegial, criamos um grêmio Estudantil promovendo a Semana doJovem leia livros e realize, cfresça Estudante, jornalzinho, excursões, etc. No Glória mudou a história política da terrinha de minha esposa  falecida Marilda. Viramos a política invicta há quarenta anos. Aí foi uma avalanche de ob ras municipais: serviço de água, médico ( que não havia) posto policial, calçamentos ( seu pai Tango era o prefeito), construção da Igreja Matriz, etc. Mas juntos, nossa grande realização foi a implantação de Ginásio Municipal e a construção do seu prédio próprio. Morreu recentemente o Chico do Tango.
   Reinaldo Barbosa Fonseca. Professor, intelectual de alto costado, cinéfilo, apaixonado por músico e também versado em teatro com grandes realizações. Junto com Baninho foi meu amigo, companeiro de lutas pela Utopia. O mundo ficou bem mais pobre sem ele.
     Parentes, professores, lugares, rela da praça, exposição de gado antiga com portões abertos, os comícios de Pato e de Perú, os filmes preto e branco do Roxi, depois os avanços, colorido, cinemascope, etc.
     Ah, ficar velho é muito ruim!!!! Mas a única outra opção é morrer novo. Quem quer?????!!!!!

Jovem, leia livros e cresça, realize, conscientize-se




















Um comentário: