sábado, 9 de janeiro de 2016

FUNERAL DE RONALDO ALVES PEREIRA

9-1-2016        Ontem enterramos o amigo RONALDO. Um ser humano exemplar, uma pessoa pacifica, homem bondoso ao extremo, amigo sempre presente, uma conversa agradavel, famoso por tudo isto  e muito mais. Tive o privilegio de desfrutar de seu convivio por decadas. Nos ultimos dez anos sempre que seu estado de saude permitia me chamava ao telefone e entabulavamos longas conversas na horta, debaixo da jaboticabeira, sempre cercados por passaros e ate saguis curiosos que ele sempre alimentava com frutas. Inesqueciveis conversas, historias que ele contava, e os capitulos do livro que sonhava publicar. O ladrao roubou seu computatador e a maioria dos textos ja prontos...
       Mutinja Calabura e a chamada arvore dos passarinhos porque seus frutos atraem varios deles. Pois bem. Durante anos ele tentou aprender com os paulistas como reproduzi-la. Nao queriam ensinar-lhe. Com pesquisas exaustivas, por anos, conseguiu descobrir o segredo. Chao encharcado e o modo certo de conseguir suas mudas. Qual foi sua vingança: distribuir de graça suas mudas para TODOS QUE PROCURASSEM SUA FLORICULTURA. Anos a fio fazendo isto, anunciando no nosso programa na Radio Passos. Certa vez me disse que calculava ja ter distribuido CEM MIL mudas da arvore que vocë pode ver do lao esquerdo da rodovia, chegando ao porto do Gloria.
    Um dia ele me disse que pescava, uma das suas paixoes, num rio da regiao e viu ao longe, no meio do mato, uma MUTINJA e pensou : muda das minhas que o passarinho replantou.
    Acredito que a MUTINJA - hoje existente em todo o municipio de Passos - pode ser um SIMBOLO da grandeza deste HOMEM. Vai com Deus, meu grande amigo, para sempre no meu coraçao...
    I

Nenhum comentário:

Postar um comentário