domingo, 21 de fevereiro de 2016

Hoje vi que meus cabelos embranqueceram...

21-2-16- Hoje vi que meus cabelos ficaram brancos...
Poderia lamuriar-me e lamentar a passagem enexoravel do tempo mas escolhi sentir-lembrar-me de tudo de bom que tive ate agora:
   Lembrei-me  da primeira volta que dei no quarteirao da rua Olegario Maciel, nos idos dos anos querenta. Que aventura... de calcas curtas, com suspensorio, sem camisa, descalso, sem  atravessar a rua, so no passeio, bem escondidinho, sem ninguem saber...
   - So hoje meus cabelos ficaram brancos?
Mas recordei quando ganhei um cavalinho de pau com rodinhas amarelas no cabo de vassoura todo branco. Eu corria pelo casarao da Fazenda de Cima embebecido e o Telmo corria atras de mim querendo monta-lo tambem, o que mais valorisava o presente.
   Meu Deus, meus cabelos ficaram todos brancos hoje...
Preferi lembrar o  escuro da madrugada que eu me levantava descalso e ia para o rabo do fogao de lenha  <quentar fogo> enquanto mamae coava o cafe no coador de pano no mancebo, bule verde esmal-tado e o escuro da fazenda ainda reinava la fora. So eu e mamae sozinhos, Mamae so pra mim, os outros dormiam... E choro de saudade ao escrever isto...
   Meu Deus, meus cabelos estao ficando brancos, pensei hoje ao ver-me no espelho matinal...
Veio-me  a memoria tanta coisa boa que escolhi lembrar ao inves de lamentar a passagem do tempo:
   Os caracois na poeira do caminho, na fazenda da minha encantada infancia no Corrego Fundo, que eu via e sabia que eram das rolinhas fogo-pagou que voavam com um ruflar de asas diferente, so delas. Quem conhece sabe do que estou lembrando...
   - O banho no corrego, pelado na soleira do meio-dia, pelado, livre, infante cheio de ilusoes...
   -A pescaria de lambaris e caras, a  arapucaca desarmada com a surpresa do que pegou, chupar fruta no pe , andar a cavalo no animal em pelo, cacar passarinho com estilingue, e mil outros momentos que so sabe quem teve o privilegio de viver a infancia na roca..
   - O primeiro namoro, o primeiro beijo, o primeiro baile, a primeira viagem sem os pais, a primeira mulher...
   Hoje percebi que meus cabelos  nao sao mais de um jovem... mas escolhi  nao ver a metade vazia do copo mas a metade a ser degustada ainda que pode ser a surpresa de uma ambrosia ainda nao saboreada.Prefiro ser grata pelo presente incomensuravel do HOJE, do AGORA que `e tudo que importa. Saber que o amor continua presente em minha vida. Que como sempre acordei sem sono e ainda havia noite escura ao meu redor, mas tateando na escuridao, apalpei o corpo tepido do meu grande amor, graca de Deus nesta hora de meus cabelos brancos... minha esposa querida. Obrigado, Abba. Amem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário