domingo, 18 de dezembro de 2016

2 Dificuldades

   18-12-2016. Domingo. frio, fora de hora, Natal chegando sem clima natalino
   Confidenciando com ARTS, filósofo alienígena dizia -lhe que há dois aspectos da sabedoria necessária para ser feliz nestes tempos corrompidos que encontro particular dificuldade em incorporá-las ao meu comportamento: não julgamento e perdão.
   A postura de ver o outro num olhar isento, sem fazer juizo de valor, sem analisar se ele está certo ou errado, é muito difícil porque temos a tendência de comparar a vida dele com a nossa, a maneira dele como agimos na nossa. Os valores, os conceitos , os costumes que recebemos na educação familiar pesam em nosso olhar-o-outro. Inconscientemente percebemos o agir alheio visto pela ótica pessoal. Vamos condenar, criticar, avaliar negativamente o que nele é diferente. ERRADO. Cada um é cada um, único, com o livre arbítrio de viver como acredita ser o certo.
         O Perdão
Exige esforço, treino, principalmente quem foi criado em moral estrita, exigente, muito cioso do certo, da justiça, para conseguir perdoar realmente. De verdade. Não só da boca pra fora. Gigantesco esforço para aceitar o desaforo, a afronta, a injustiça. Ser lesado e perdoar o ofensor, de verdade, tirar a mágoa do coração não é fácil.
    Contudo o caminho do aprendizado da sabedoria obrigatório para ser feliz, passa por estas duas estações: não julgar os atos do outro, aceitá-lo como é étero ou homo, crente ou ateu, moralista ou liberal, hipócrita ou pessoa autêntica. E perdoar quem nos ofendeu. Ajude-nos Deus. Amém.
   Jovem, cresça, leia, viaje, aprenda com os bons e sábios... e seja feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário